gototopgototop

Traduzir - Translate

Faixa publicitária

Pensamento do Dia

Quando eu sou boa, eu sou ótima, quando eu sou má, eu sou melhor ainda.

Pesquisar no site

Newsletter

Descriminação

Qual destes grupos acha o mais discriminado socialmente?
 

Opus Gay no Mundo

Todos os artigos publicados pela Opus Gay podem sempre ser integralmente lidos nas seguintes 58 línguas:
(all the articles published by Opus Gay can be read in any of the following 58 languages)
 
Afrikaans
Albanês
Alemão
Árabe
Arménio
Azerbeijano
Basco
Bielorusso
Búlgaro
Catalão
Checo
Chinês Simplificado
Chinês Tradicional
Coreano
Croata
Dinamarquês
Eslovaco
Esloveno
Espanhol
Estónio
Filipino
Finlandês
Francês
Galego
Galês
Georgiano
Grego
Haitiano
Hebraico
Hindu
Holandês
Húngaro
Iídiche
Indonésio
Inglês
Irlandês
Islandês
Italiano
Japonês
Letão
Lituano
Macedónio
Malaio
Maltês
Norueguês
Persa
Polaco
Português
Romeno
Russo
Sérvio
Suaíli
Sueco
Tailandês
Turco
Ucraniano
Urdu
Vietnamita
 
* use o botão
"Traduzir - Translate"
 no topo desta coluna *

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2199
mod_vvisit_counterOntem4506
mod_vvisit_counterEsta semana13079
mod_vvisit_counterÚltima semª.21107
mod_vvisit_counterEste mês57055
mod_vvisit_counterMês passado62274
mod_vvisit_counterTotal3410154

We have: 25 guests online
Seu IP: 18.215.161.19
 , 
Hoje: 19 Jun 2019

Saúde 2018: Não se esqueça de se vacinar

Share

 

Não se esqueça de se vacinar (para prevenir a gripe e a pneumonia)

Beja Santos

 

É agora, no arrancar do outono, que nos devemos vacinar, pois os picos da gripe e doença pneumocócica ocorrem geralmente no inverno. O que se segue é uma recordatória de coisas que o leitor deve ter sempre presente. A gripe é uma infeção causada por um vírus chamado influenza que afeta predominantemente as vias respiratórias. É um vírus que sofre alterações, o que dificulta a existência de uma única vacina em todo o mundo e obriga à preparação de uma vacina específica todos os anos. Tais alterações que o vírus da gripe sofre não permitem que as pessoas fiquem protegidas em permanência. A prevenção é conseguida não só através da vacinação mas quando se adotam alguns cuidados: lavar frequentemente as mãos com água e sabão, usar lenços de papel e quando se espirra ou tosse é importante proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço, não utilizar as mãos.

O vírus é transmitido através das partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros. Mas também se pode transmitir por contato direto, por exemplo através das mãos.

No adulto, a gripe manifesta-se pelo aparecimento súbito de mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Não se deve confundir gripe com constipação. Esta tem habitualmente um início gradual, a febre é baixa, pode anunciar-se por uma irritação de garganta, e a tosse (quando surge) é ligeira e moderada; as dores de cabeça e musculares são raras. A vacinação é recomendada às pessoas que têm maior risco de complicações: com mais de 65 anos; crianças com mais de 6 meses que tenham doença crónica dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado; grávidas que, em outubro, estejam no 2.º ou 3.º trimestre de gravidez; profissionais de saúde.

Não devemos esquecer a doença pneumocócica, termo utilizado para descrever infeções como pneumonia, septicemia e meningite. As bactérias que provocam esta doença transmitem-se através da tosse e do espirro ou por contato próximo. As bactérias entram no nariz e na garganta, e aí podem permanecer sem provocar problemas, mas às vezes podem invadir os pulmões ou a corrente sanguínea. Os mais novos e os idosos têm um risco acrescido. A vulnerabilidade a esta doença é maior caso o doente tenha uma doença de coração ou pulmões, diabetes, não tenha baço ou tenha um sistema imunitário debilitado. Todas as pessoas com doenças crónicas devem vacinar-se contra a gripe e contra a pneumonia, o esclarecimento junto do médico ou do farmacêutico pode ser muito útil. Aos primeiros sinais de suspeita de gripe (febre alta, dores musculares generalizadas, fraqueza, falta de apetite,…), o doente deve consultar imediatamente o médico; na presença de sinais de constipação, deve ser consultado o farmacêutico para lhe aconselhar os medicamentos indicados para alívio. Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções provocadas por vírus, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura. E beba muita água.

Traduções

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária