Dia Mundial de Luta contra a Sida 2022

A Opus Diversidades assinala mais um dia Mundial de Luta contra a sida. A infeção por VIH, continua a proliferar pelo mundo inteiro e a atingir a fase de sida em muitos países, especialmente, em África, continuando muitos infetados a morrer devido a esta patologia. O lema será sempre o aconselhamento e a prevenção. Por isso, proteja-se e use o preservativo. Fale com o seu médico e faça o teste regularmente.

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Direção Geral de Saúde

O Dia Mundial do Combate ao VIH/ SIDA é assinalado anualmente a 1 de Dezembro. O seu objetivo é sensibilizar e apoiar aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infetados.

A criação deste dia foi uma iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, dois oficiais do Programa Mundial da Luta contra a SIDA da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ideia ganhou apoiantes dentro e fora da OMS, sendo a sua implementação reconhecida através da Resolução 43/15 da Assembleia Geral da ONU, em 1988. A data foi assinalada pela primeira vez nesse ano.

A sociedade é chamada a intervir, a assegurar que o problema do VIH/SIDA permaneça na agenda política e que os direitos humanos fundamentais sejam respeitados.

Este ano, o tema é “Equalize”, ou seja, um apelo à ação. É um apelo a todos os cidadãos se envolvam ativamente em ações práticas necessárias para combater as desigualdades e ajudar a acabar com o VIH/SIDA.

Cerca de 40 anos depois do 1.º caso de SIDA reportado, esta doença ainda afeta e assusta o mundo. As desigualdades têm-se tornado cada vez mais notórias, bem como as disparidades económicas e sociais no mundo que poderão comprometer o compromisso de criação de soluções para a prevenção e tratamento do VIH/SIDA.

#AIDS #sida #HIV #VIH #VIDA #saude #OpusDiversidades

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top